terça-feira, 31 de março de 2009

Parada gay de Moscou é novamente proibida


Mais uma vez a Rússia mostra sinais de intolerância com as minorias sexuais do país. As autoridades de Moscou negaram autorização para a realização da Parada do Orgulho Gay, prevista para 1º de abril.

Segundo informações do site AG Magazine, o diretor do movimento GayRússia afirmou que queriam tomar as ruas para chamar a atenção “do problema das hemorróidas no país” e que, sendo o 1º de abril o dia do humor, “não haveria motivos para proibir a manifestação”.

A prefeitura de Moscou teria dito que “a informação contida no pedido dos organizadores não eram objetivas e não correspondiam com a realidade”. Os organizadores esperavam que o tema contornasse os vetos sistemáticos às manifestações LGBT, impostos pelo prefeito da cidade, conhecido por sua homofobia.

A prefeitura entendeu tudo “ao pé da letra” e “violou explicitamente a legislação em vigor sobre manifestações públicas”, explicou Alexeiev. Pelo histórico de homofobia do país, não dá para acreditar que a prefeitura tenha, apenas, achado o tema de mal gosto, assim os ativistas foram à Justiça apelar da decisão e, se não decidirem em favor da parada, recorrerão à Corte Europeia de Direitos Humanos.